IQA alerta: prazo para certificação de baterias automotivas termina em junho

A partir de junho deste ano, todas as baterias automotivas fabricadas e importadas deverão apresentar selo de certificação de conformidade do produto.

25/02/2013

IQA alerta: prazo para certificação de baterias automotivas termina em junho

A partir de junho, produção e importação de baterias automotivas somente com selo do Inmetro

São Paulo, fevereiro de 2013 – A partir de junho deste ano, todas as baterias automotivas fabricadas e importadas deverão apresentar selo de certificação de conformidade do produto. A obrigatoriedade foi determinada pela Portaria Inmetro Nº 299, de 14 de junho de 2012.

“Apesar de ainda estarmos a quatro meses do final do prazo, alertamos todos os fabricantes e importadoras para iniciarem o processo o quanto antes, pois quando o assunto é certificação de produtos, existe uma série de trâmites técnico e documentais que devem ser seguidos, o que demanda tempo”, afirma Alexandre Xavier, gerente de Novos Negócios do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, entidade sem fins lucrativos e organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor.

Xavier lembra que após junho, o fabricante ou importador que não tiver o selo do Inmetro no produto pode ser multado e ter a linha de produção paralisada até que regularize a situação. “É importante não deixar para a última hora, para não correr riscos”, diz o executivo do IQA, apesar da portaria prever um prazo para adequação de estoques, até dezembro de 2013.

Neste período (junho a dezembro), as fabricantes e importadoras devem zerar os estoques de baterias sem certificação, mas a produção das novas deve ser certificada. Já o varejo tem até junho de 2014 para comercializar todas as baterias sem o selo do Inmetro.

“Com infraestrutura completa para atuação no Brasil e no exterior, especializado no setor automotivo, o IQA é apto a certificar produtos provenientes do mundo inteiro, por meio de parcerias internacionais como a TÜV SÜD (Alemanha)”, diz Sergio Kina, gerente Técnico do IQA.
Isso significa que o IQA possui especialistas homologados para as avaliações necessárias além de acordos com laboratórios, em todos os continentes, gerando melhores condições de prazos e custos.

Além disso, certificar-se pelo IQA significa obter um diferencial reconhecido por montadoras, fabricantes de autopeças, concessionárias e oficinas, devido ao estreito relacionamento que possui com Anfavea, Sindipeças, Fenabrave e Sindirepa.


Solicite agora mesmo uma proposta sem compromisso acessando www.iqa.org.br entre em: Certificação – Certificação de Produtos – Solicitação de Proposta preencha os campos obrigatórios e o tipo de Certificação Pretendida que em breve lhe enviaremos uma proposta detalhada.

veja mais (materia site IQA)